Avançar para o conteúdo

InnovFrog

InnovFrog

Sobre o Projeto

Rã-Verde (Pelophylax Perezi)

A Rã-verde (Pelophylax Perezi), é o anfíbio mais abundante e fácil de observar em Portugal, e geralmente não ultrapassa os 7 cm de comprimento. Distribui-se por toda a Península Ibérica, exceto em altitudes superiores a 2000m, e no Sul de França. 

Atualmente não é considerada uma espécie ameaçada, no entanto a introdução de espécies exóticas predadoras ou competidoras poderá vir a afetar as suas populações. Esta atividade tem como objetivo recolher o máximo de informação sobre a rã-verde, desde compreender toda a sua biologia, o seu ciclo de vida, as suas características principais, fatores que afetam o acasalamento, fatores que afetam a desova, fatores que afetam a eclosão, o desenvolvimento larva, fatores que afetam a metamorfose, entre outros. 

Tecnologias de precisão desenvolvidas a pensar na rentabilidade máxima do produtor e no bem-estar animal.

INNOVFROG

O Projeto

O projeto resulta do facto de a Europa ser a região do globo com o maior volume de importação de carne de rã, onde se destacam a França, Bélgica, Alemanha, Itália e Holanda. Assim, este projeto pretende estimular o desenvolvimento de negócios de ranicultura através da utilização de tecnologias que permitam potenciar a sua rentabilidade e, por via de melhores condições de produção e de monitorização, melhorar os sistemas produtivos e, consequentemente, a qualidade do produto final apresentado ao consumidor. 

Um aumento da produção, em qualquer setor da ranicultura (girinagem, engorda e reprodução), que por si só contribui para a redução de custos pelo fator de escala, a par da adoção de tecnologias de controlo de sistemas de produção e otimização de processos poderá vir a traduzir-se num aumento do valor de carne de rã produzidos quer pela quantidade, quer pela qualidade entregue no mercado consumidor. 

Para ter acesso à Ficha do Projeto, clique aqui

Sobre o Projeto Innovfrog

“O projeto InnovFrog tem como visão explorar um setor negligenciado com enorme procura na Europa; e num mercado onde a maior parte dos animais comercializados são ainda capturados da natureza, esforços como este podem fazer a diferença para um futuro mais sustentável.”

André Limede

Biólogo na The Tomorrow Company

“O projeto InnovFrog pretende estimular o desenvolvimento de negócios de ranicultura através da utilização de tecnologias que permitam potenciar a sua rentabilidade, melhorar os sistemas produtivos e, consequentemente, a qualidade do produto final apresentada ao consumidor. 

Melissa Correia

Diretora do Departamento de Investigação & Desenvolvimento+I